COMO NASCE UM LIVRO?

Conheça as etapas de criação e produção de um livro infantil da Acolá Editora.

Nós desvendamos os processos editoriais para apresentar aos autores cada uma das etapas pelas quais um texto passa, até que se torne um livro. Aqui o autor participa de cada uma delas, as decisões são tomadas em conjunto e um mesmo editor responsável cuida do livro de sua chegada até o lançamento. Se você já tem um manuscrito e tem interesse em publicar, conheça todo o processo agora. E, se você tem uma ideia, mas não sabe como transformá-la em texto, entre em contato para saber sobre nosso processo de mentoria individualizada.

COMO PUBLICAR?

Você sonha em escrever e publicar seu livro infantil? A Acolá Editora se interessa pelas suas ideias e está aberta à recepção de originais para avaliação.

Se a sua obra é destinada a um público de 0 a 12 anos de idade e aposta no desenvolvimento perceptivo, emocional e intelectual da criança, incentivando sua capacidade imaginativa e criadora, escreva para a Acolá.

Acolhemos manuscritos com nossa atenção voltada, especialmente, ao seu valor literário. Valorizamos a diversidade temática dos livros e sua adequação ao público leitor. A Acolá está atenta à produção literária infantil contemporânea.

Será uma alegria conhecer o seu trabalho.

COMO FAZEMOS?

Sua obra deverá ser encaminhada por e-mail, em formato word. Em nossa avaliação, procuramos observar: a adequação do livro à linha editorial da Acolá; seu valor literário; a adequação da temática e da linguagem à idade prevista para o público leitor; a viabilidade da publicação e os custos de produção.

FUI APROVADO! O QUE VEM DEPOIS?

Ao ter os originais aceitos para publicação, é importante que você conheça as etapas de trabalho pelas quais a sua obra passará, afinal, um livro passa por muitas mãos até a sua publicação:

Os autores que tiverem seus textos aprovados receberão uma proposta comercial para a edição do livro, na qual constará o custo de produção envolvendo todas as etapas de criação, bem como o modelo de negócio da editora. Com o contrato assinado iniciamos a produção.
Cada livro tem um editor responsável que acompanhará o autor em todas as etapas. O primeiro trabalho do editor é fazer uma leitura crítica do texto e, quando necessário, propor questões ao autor para que sejam feitos ajustes finais no manuscrito.
Obrigatoriamente, todos os nossos textos passam por um olhar técnico a fim de que sejam normatizados segundo as regras da língua portuguesa. Isso é mais uma garantia na qualidade final do trabalho.
Esta etapa conclui toda a revisão do manuscrito que começa lá na edição. Aqui o texto já pronto será pensado para o formato do livro, ou seja, será paginado, organizado e formatado para o envio ao ilustrador. É aqui também que o texto segue para uma bibliotecária que providenciará os registros nacionais e desenvolverá a ficha catalográfica.
Nesta etapa o livro vai ganhando sua “cara”. Os métodos de trabalho dos ilustradores são variados, mas o autor, além de escolher com que artista deseja trabalhar, irá fazendo o acompanhamento e aprovação do trabalho junto ao editor. Aqui a afinidade entre as partes é essencial para garantir autonomia criativa ao ilustrador e atender as expectativas do autor e da editora.
Algumas vezes o próprio ilustrado cuida desta etapa, em outras um designer irá se juntar a equipe para desenvolver o formato final do livro. Aqui pensa-se, especialmente na experiência do leitor, quer seja no formato físico do livro ou digital. É preciso que o formato seja atraente, e ao mesmo tempo favoreça a leitura e o manuseio, por exemplo.
Nem todos os nossos livros da Acolá vão para a impressão direta, pois muitos são vendidos sob demanda. No entanto, é muito importante pensar nas questões gráficas para todos os livros, pois isso influencia diretamente na qualidade e no custo final para o leitor. O tipo de papel, de impressão, o número de cores e páginas são determinantes na precificação.

Nossos livros são distribuídos mundialmente, tanto pela plataforma da Amazon, quanto por outros marketplaces parceiros. Temos ainda nosso próprio site de vendas e estamos em algumas livrarias. Incentivamos e auxiliamos também a venda direta pelo autor, através da divulgação em suas redes e, claro, nas nossas. Fazemos todos o serviço de upload no Kindle Direct Publishing da Amazon.

Os royalties da editora são fixos e correspondem a 15% do valor de capa de cada livro vendido. O autor receberá o valor referente aos lucros líquidos que irão variar de acordo com cada parceiro de venda. É possível também, para os autores da casa, encomendar livros para a editora e fazer a venda direta. Relatórios serão emitidos e enviados a cada 6 meses, junto aos pagamentos.

Este é um momento muito importante na vida de um livro e, claro, de um autor. A Acolá se dedica a divulgação de cada novo livro com uma comunicação direcionada em suas redes, promoção da figura do autor, estudo da temática, lives, espaços no site e muito mais. Nossos livros tem um pacote básico de lançamento já incluído no contrato e, ainda oferecemos serviços extras de impulsionamento para os que assim desejarem.

APROVEITE!

Para os contratos fechados até o final de 2022, temos uma condição muito especial:

100% do lucro líquido para o autor nos primeiros
6 meses após o lançamento

Para submeter seu manuscrito,
clique no botão abaixo:

Para dúvidas e informações entre em contato: [email protected]

LINHA EDITORIAL | ACOLÁ EDITORA

A Acolá é, em primeiro lugar, uma editora de literatura infantil, destinando sua produção para um público de 0 a 12 anos de idade. Preocupa-se com a inserção afetiva da criança na sociedade, atuando em favor do seu desenvolvimento perceptivo, emocional e intelectual, além de investir na sua capacidade imaginativa e criadora. Publica obras que possam contribuir, decisivamente, para a conquista da autonomia e da individualidade do pequeno leitor, oferecendo-lhe recursos para lidar com toda a variedade de experiências que cercam seu processo de amadurecimento. Para isso, procura também formular um olhar crítico e informado a respeito das dinâmicas sociais, históricas e culturais contemporâneas, de modo a garantir ao seu público consistência e coerência editorial.

Por considerar que, a partir da criança, todo o universo parental pode ser, direta e responsavelmente, tocado, a Acolá reserva-se a possibilidade de publicar, em coleções específicas, também obras voltadas aos pais, mães e cuidadores, com o objetivo de abordar questões relacionadas à dinâmica familiar, à psicologia infantil e à construção identitária infantil.

Em função do papel decisivo da ilustração no livro destinado à criança, é concedida destacada liberdade na elaboração dos projetos gráficos de cada livro, que serão considerados individualmente. A Acolá Editora procura garantir valores como legibilidade, integridade e pertinência das imagens, visando conciliar a criação visual e textual na concepção apurada dos livros que edita e publica.

Selecione o país de compra:

Selecione o país de compra:

Selecione o país de compra:

Selecione o país de compra: